domingo, 28 de agosto de 2016

Estória de uma História - Carborundum, Sal Azedo e Boneca

Carborundum, Sal Azedo e Boneca, são palavras que soam estranho atualmente, mas a alguns anos eram as ferramentas e produtos usados para o polimento do piso marmorizado.

As pedras de carborundum (carbeto de silício), muito visto por aí como pedras de amolar facas, composto químico sintético de carbono e silício que compostas em várias granulometrias eram usadas para polir pisos.

As pedras em forma de cubos eram acopladas em maquinas politrizes tipo Bomac, esta acoplagem era feita com cunhas de madeira que fixavam as pedras na base da máquina.

Com o desgaste, as pedras diminuíam a espessura, e quando ficavam finas demais elas podiam se soltar da politriz, então eram substituídas. Porém as pedras desgastadas eram recicladas colando-se uma sobre as outras com massa plástica para serem reutilizadas.

O processo de polimento com pedras de carborundum era feito na sequência de grãos 24, 36, 60 e 120. Atualmente, utilizamos ferramentas metálicas e resinadas diamantadas que atingem granulometria acima de 3000 fornecendo um brilho intenso ao piso marmorizado.

Na época, para puxar um brilho mais intenso fechando a porosidade, utilizávamos o Sal Azedo (ácido oxálico) que reagia quimicamente sobre o mármore polido diminuindo a porosidade.

Para aplicar o sal azedo que vinha em pó, utilizávamos uma ferramenta que chamávamos de Boneca. Este nome era devido ao modo que elas eram feitas artesanalmente cortando caibros de madeira no tamanho das pedras de carborundum e pregando uma corda de sisal enrolada em baixo.

O sal azedo era espalhado manualmente sobre o piso molhado e esfregado utilizando as politrizes com as bonecas acopladas. Este processo fechava a porosidade do marmorizado e puxava o brilho necessário para iniciar o processo de enceramento.

Só para completar o processo, em pisos de mármore, além do sal azedo também era usado o polimento com tijolos de goma laca que além de puxar o brilho ainda impermeabilizava o piso.

Originalmente na Índia, a goma laca era feita com asas de baratas curtidas no álcool. Credo!!!

Boas obras!!!!


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails