domingo, 9 de outubro de 2016

Estória de uma História – Rua Etergran

Na semana passada contamos a segunda parte da história da primeira exportação de piso marmorizado com o título “Escravos Brasileiros”, e agora vamos para o último capítulo da trilogia de nossa estória.

Quando o sindicato da construção civil argentino obrigou a construtora local a igualar em dólar o salário dos brasileiros e ainda dar mais um abono semanal, os funcionários da Etergran conseguiram juntar um bom dinheiro e vir com a burra cheia de volta.

A maioria dos empregados da Etergran eram provenientes de duas regiões do Nordeste, a região de Conceição do Coité na Bahia e a de Livramento na Paraíba.

A maioria da turma de Conceição do Coité era do distrito de Goiabeira e na volta da Argentina, com a renda obtida, começaram a construir novas casas, muitas em uma mesma rua, e denominaram esta rua com o nome Etergran homenageando a empresa que trabalharam.


Conceição do Coité cresceu muito e hoje conta com 60.000 habitantes assim como o distrito de Goiabeira que desde 2010 teve várias ruas asfaltadas e no local tem até uma pista de motocross onde é disputada a Copa Sisal da categoria.

Atualmente, muitos colaboradores de diversas empresas de piso são provenientes de Conceição do Coité-BA e muitos até são parentes dessa turma que originou a rua Etergran.

Parece folclore, mas é verdadeiro, uma empresa de piso marmorizado virou nome de rua.

Boas obras!!!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails