domingo, 28 de maio de 2017

Comparativo - Piso Marmorizado X Granito


De alguns anos para cá, devido à crise internacional, houve uma queda nas exportações no granito diminuindo seu preço no mercado interno.

No marmorizado, o aumento do dólar, ocasionou um aumento no custo do cimento, frete de agregados e outros insumos que fizeram o preço deste produto aumentar chegando ao diferencial mais baixo das últimas décadas em relação ao granito, embora ainda com preço de venda menor.

Com este diferencial baixo, o maior concorrente do piso cimentício marmorizado na atualidade é o granito, e aqui iremos fazer um comparativo entre os dois tipos de piso.

A escolha de um granito para piso deve ser acompanhada por um consultor em geologia para evitar erros graves.

Existem granitos de diversos índices de dureza, sendo que os granitos mais moles são indicados apenas para uso em parede.

Um granito de boa qualidade para piso tem que ser bem resistente a abrasão, ou seja, tem que ter uma dureza elevada, e esta qualidade não está nos granitos de preços baixos, o baixo índice de dureza ocasiona um desgaste rápido, gerando a perda de brilho.

Um repolimento de granito além de custar caro, a restauração desse material não fica 100%, geralmente o brilho não volta totalmente e ou fica com arranhões aparentes.

O piso marmorizado permite a restauração através de polimento por diversas vezes, tanto é que podemos ver este tipo de piso instalado por mais de 40 anos que ainda preserva ótimo aspecto visual, o mesmo não podemos falar do granito até por que não temos este tipo de piso instalado em áreas de alto tráfego como shoppings e supermercados com mais de 15 anos em bom estado.

O granito para piso também tem que ter baixa absorção, pois será lavado constantemente e não poderá haver manchas ocasionadas por umidade. O marmorizado aceita o uso de impermeabilizantes que não permitem a infiltração das águas de lavagem.

O piso marmorizado por ter seu rejunte nivelado com as placas de piso após o polimento, apresenta um aspecto monolítico, sem juntas em baixo relevo entre as placas.

Um granito de baixo preço, pode apresentar uma grande quantidade de veios e manchas, prejudicando a qualidade visual do piso. O piso marmorizado, por ser industrializado, apresenta um aspecto visual homogêneo, com baixa variação de tonalidade entre as placas.


O baixo custo de manutenção no piso de granito em relação a piso marmorizado tem sido relevante na escolha do piso, porém com o desenvolvimento da lapidação e cristalização do piso marmorizado, agora com alta durabilidade, este aspecto acabou ficando empatado após a aplicação deste processo.

O piso marmorizado quando assentado com argamassa de areia e cimento, apresenta durante os primeiros meses, algumas manchas de umidade ascendente em seu rejunte quando a obra não está estanque, porém desaparece após a secagem total. Nas placas de piso marmorizado calibradas assentadas com argamassa colante essa patologia não aparece e a tendência é para que cada vez mais este tipo de assentamento seja executado nas obras.

Um outro aspecto, por incrível que possa parecer, é o aspecto psicológico do piso. Um piso de granito traz a impressão de ambiente nobre e uma informação de lugar caro, já o piso marmorizado se torna mais popular.

Outro aspecto é o cromoterápico, os pisos de cores escuras, carregam o ambiente, absorvendo a iluminação gerando irritação ao usuário, já o piso de cores claras, deixam o ambiente mais “clean”, mais iluminado e favorecem a harmonia com o usuário. Neste aspecto o piso marmorizado consegue produzir cores claras como branco e tons claros que não existem no granito.  

Como eu trabalho com marmorizado, pode parecer que eu esteja puxando a sardinha para o meu lado, porém todo o exposto é fato da superioridade do piso marmorizado em pisos de alto tráfego.

Boas Obras!!!!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails