domingo, 12 de julho de 2020

Estória de uma História – 1ª obra com Endurecedor de Superfície


A primeira obra que acompanhei com aplicação de endurecedor de superfície foi em 1996, na Usina de Tabaco da Souza Cruz em Santa Cruz do Sul – RS, em uma obra da Construtora Wislling Gomes.

Na época o piso de concreto industrial ainda não tinha a tecnologia atual e os panos de piso de concreto eram alisados com acabadoras simples.

Foi ali que eu vi chegar um japonês comandando uma turma, com um monte de rodo, uma bomba de dedetização e um galão escrito Ashford Fórmula - Surface Hardener; eu fiquei só observando o pessoal trabalhar.

Naquele tempo a finalidade do endurecedor era mais para que o concreto não soltasse pó do que aumentar a resistência propriamente dita, embora era por isso que não soltava mais o pozinho indesejado.

Confesso que na hora não acreditei em nada daquilo, pois o pessoal borrifava o produto em cima do concreto e logo em seguida lavava tudo; aí pensei comigo, “nem acabaram de aplicar o produto e já estão tirando???”.

Santa ignorância minha, depois descobri que este procedimento é para o concreto liberar o hidróxido de cálcio que reage quimicamente com o produto, gerando um composto que preenche os vazios do concreto aumentando sua resistência superficial. Este é o princípio da nanotecnologia.

Boas Obras!!!!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails