domingo, 19 de julho de 2020

Que dureza!!!! Pisos Cimentícios e a Escala de Mohs


Os pisos cimentícios tem sua resistência a abrasão de acordo com os agregados que compõe a sua formulação.

No desenvolvimento de um piso que não precisasse de cera para sua manutenção, a Segato desenvolveu os pisos FMS (Free Maintenance System) com agregados de basalto, gnase e quartzo; são materiais mais duros que o mármore e conservariam o brilho do polimento; porém, os arquitetos não especificaram muito porque os pisos não ficavam totalmente brancos como os com mármore na composição.

A Segato também desenvolveu o piso Revin com basalto e quartzo para uso industrial, todos eles com menos de 3mm/1000 de desgaste no ensaio laboratorial de abrasão no aparelho de Amsler.

A classificação de dureza de um mineral está relacionada na escala de Mohs que vai desde o talco, material mais mole com dureza 1 até o diamante, material mais duro com dureza 10




Veja a dureza de alguns agregados usados na composição de pisos cimentícios:

O mármore, composto essencialmente por calcita, tem dureza relativa 3.

O quartzo está relacionado na escala com dureza 7.

O gnase, constituído predominantemente por minerais mais duros como quartzo (dureza 7) e feldspato (dureza 6) tem dureza entre estas duas dependendo da porcentagem de cada um dos minerais.

O basalto na escala de Mohs tem uma dureza que pode variar de aproximadamente de 4,8 a 6,5.

A ardósia, pode riscar o topázio, mas não o coríndon, e, por isso, encontra-se no nível 8,5 da escala.

A limalha de ferro tem a dureza 4, semelhante da Fluorita.

Para lixar ou polir um piso, precisamos ter ferramentas com durezas superiores aos agregados do piso; por isso é usado como abrasivo nas máquinas de polimento o carborundum, em torno de 9,5 na escala de Mohs e as ligas metálicas com carbeto de silício, este último tem a dureza semelhante ao diamante. 

Por isso que as ferramentas metálicas de polimento são chamadas de diamantes; na verdade diamantes sintéticos; mas aviso:

Não dá para fazer anel!!!

Boas Obras!!!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails