domingo, 19 de setembro de 2021

Eflorescência no Revestimento

Uma das patologias que podem ocorrer em revestimentos é a eflorescência, manchas brancas ou esverdeadas que surgem no rejunte ou até mesmo no revestimento.

A causa é a exsudação da água que penetrou ou que já estava no reboco/argamassa e que carreia sais minerais para a superfície; quando essa água exsudada evapora ficam os sais depositados na superfície, responsáveis pelas manchas.

Para evitar essa patologia, temos algumas dicas:

No chapisco/reboco da parede devemos usar areia sem impurezas e cimento CPIII ou CPIV. A areia com impurezas deixa a argamassa mais porosa e os cimentos CPIII e CPIV tem propriedades com baixa porosidade e baixo teor de hidróxido de cálcio.

Não adicionar excesso de água na argamassa

O revestimento só deve ser assentado após a completa secagem do reboco.

O rejunte deve estar sem falhas e sem fissuras impedindo a penetração de água.

As juntas de dilatação e de movimentação devem estar seladas

O revestimento deve ser impermeabilizado.

Para remover eflorescência, existe no mercado vários produtos para este fim, porém estes devem ser indicados para revestimentos cimentícios e sempre é bom fazer um teste em uma pequena área para ver se este produto não irá danificar o revestimento, piorando a situação.

Lembre-se: Seguir os procedimentos indicados no manual técnico e utilizar materiais de boa qualidade evita a ocorrência de patologias.

Boas Obras!!!

 

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails