domingo, 26 de setembro de 2021

Como assentar revestimentos cimentícios em paredes?

 

O revestimento cimentício requer boas práticas para um assentamento perfeito e duradouro.

 Primeiro deve-se observar a superfície a ser assentado o revestimento, esta deve estar preparada para a colagem do produto, sem resíduos, imperfeições, umidade e eflorescência; talvez seja necessário limpeza, regularização, impermeabilização ou aplicação de um primer.

O planejamento do assentamento com definição do espaçamento entre placas que depende de cada modelo de peça (nunca menor que 2 mm para paredes internas e 3 mm para externas); posição das juntas de movimentação e de dessolidarização e a paginação do projeto definindo posição dos revestimentos, ponto de partida do assentamento e localização dos arremates caso houver.

O revestimento também deve ser preparado para o assentamento, como uma limpeza com esponja para remoção de pó e escova de aço para qualquer aderência mais grosseira.

As argamassas colantes de aderência química, tipo ACIII ou especial para cimentícios, são as indicadas.

O produto cimentício tem como característica alguma irregularidade que deve ser compensada na espessura da argamassa; por isso é necessário o uso de desempenadeiras dentadas de 8 a 10 mm.

Os cordões de argamassa devem ser passados paralelamente tanto na parede quanto no verso do revestimento e assentados com o mesmo direcionamento, esmagando os cordões e expulsando o ar que ficaria entre a peça e a parede.

Todos os cuidados com a argamassa devem ser seguidos de acordo com as instruções do fabricante quanto ao modo de preparo, tempo em aberto, tempo de trabalhabilidade e etc.

Recomendamos seguir a norma de assentamentos de produtos cerâmicos quanto às avaliações de qualidade durante o assentamento.

Caso o produto tenha indicação para ser rejuntado, este procedimento deve ser feito com rejunte recomendado pelo fabricante e com os cuidados descritos no manual técnico do fabricante do revestimento.

A impermeabilização do revestimento protege e facilita a limpeza de manutenção, sendo recomendada a aplicação.

O revestimento cimentício Segato, é um produto diferenciado, de belíssima aparência, que enobrece o ambiente, trazendo uma grande sensação de conforto e aconchego.

Boas Obras!!!!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails