domingo, 30 de março de 2025

Passarela Usina São Paulo – O que estamos fazendo?

A Segato está fornecendo para a JHSF os pisos que estão sendo assentados na passarela sobre a Marginal Pinheiros, que liga o Shopping Cidade Jardim ao Parque Mario Covas e à Usina São Paulo. Nesse local, está sendo implantado o projeto Novo Rio Pinheiros e a revitalização da Usina São Paulo, que transformará a região em um espaço de lazer com restaurantes, escritórios e locais para eventos, semelhante a um Puerto Madero em plena São Paulo.

Por si só, a obra já é icônica, mas o sistema de instalação dos pisos cimentícios também se tornará uma referência para a construção civil.

Com placas de 1x1 metro, o piso na cor bege, com acabamento escovado (fulget leve), está sendo aplicado diretamente sobre o painel wall que reveste a estrutura metálica da passarela. O assentamento está sendo realizado com adesivo de poliuretano da IIESA, também conhecido como cola PU.

A técnica de execução, utilizada pela MGA, emprega espaçadores plásticos para garantir a espessura necessária à colagem, assegurando a sua eficácia.

O uso do adesivo de poliuretano confere maior flexibilidade ao sistema, permitindo que ele absorva melhor as tensões características de uma estrutura metálica, evitando fissuras.

A adesão dos pisos ficou tão perfeita que, quando foi necessário substituir duas placas, foi preciso demolir completamente as peças para que pudessem ser removidas e recolar novas.

O piso está ficando belíssimo e recebendo muitos elogios. Com certeza, essa obra se tornará um case de sucesso para uma futura postagem.

Boas Obras!!!

 

domingo, 23 de março de 2025

Atualidade: Escassez de Mão de Obra

A escassez de mão de obra é um fato que diversos setores estão enfrentando, e a construção civil também está enfrentando essa crise, que é motivada por diversos fatores. Trabalho braçal, horários de trabalho, baixa remuneração, poucos benefícios, concorrência com outros serviços, e por aí vai. 

Mas como contornar esse problema? Além de melhorar as condições de trabalho e salariais, é necessário diminuir a dependência desses serviços. Desde o ano passado, venho postando no blog "Pisos Cimentícios e Marmorizados" uma série de artigos com o tema "Mecanização", que apresenta equipamentos e ferramentas que aumentam a produtividade, a eficiência e a qualidade na instalação de pisos e revestimentos, com uma menor necessidade de colaboradores para o mesmo serviço. 

Não só o uso de equipamentos, mas também um sistema construtivo com mais produtos pré-fabricados e pré-montados, com mais tecnologia aplicada, mais eficiência e menos perdas, reduzirá a dependência de mão de obra. 

Vários setores da indústria estão robotizados; por que não investir também em tecnologia na indústria da construção civil? 

Boas Obras!!!

domingo, 16 de março de 2025

Estórias de uma História – O Trump hospedou aqui!!!

Trabalhei numa empresa de piso cimentício onde o proprietário era amigo do Donald Trump, pois era jogador de bacará e frequentava muito o hotel Trump Plaza em Las Vegas. 

Já houve vezes em que ele ganhou muito dinheiro no cassino, e outras em que perdeu bastante também; tinha até um acordo que só pagava o hotel quando ganhava; quando perdia, era free. 

Ele possuía uma mansão enorme no Morumbi, em São Paulo, que era quase um clube, com quadra de tênis, piscina e campo de futebol. As peladas eram frequentadas por artistas e jogadores profissionais; uma vez, o Raí foi jogar lá. 

Se isso é verdade, eu não sei, mas nas conversas com os funcionários, foi mencionado que o Trump já se hospedou na casa dele. 

Tudo bem que na época ele não era presidente, mas já pensou em ter um presidente dos EUA em casa?

 Boas Obras!!!

Related Posts with Thumbnails