domingo, 24 de agosto de 2008

Enceramento - Manutenção Diária e Recamadas


Dando prosseguimento à postagem anterior, vamos apresentar como é feito o processo de manutenção diária e aplicação de recamadas de cera nos Shopping Centers.

Manutenção Diária
Produtos utilizados e frequência
Detergente Neutro: 2ª, 4ª, 6ª, sábado e domingo.
Detergente Restaurador: 3ª e 5ª
Disco de lavagem vermelho: Lavar diariamente
Disco de polimento azul: Polimento diário

Procedimento:
1- Passar mop pó em todo o piso.
2- Usar espátula para retirar chicletes, sujidade e adesivos, tomando cuidado para não danificar o piso.
3- Em pisos normais, lavar com detergente neutro diluído na proporção (1:128) ou (1:64) dependendo do grau de sujidade do piso. Usar disco vermelho e pressão baixa (a velocidade da lavadora deverá permitir uma escovação eficiente no piso).
4- Em pisos com teor de gordura (praça de alimentação), lavar o piso com detergente desengraxante na proporção (1:42) ou (1:21), dependendo do grau de sujidade do piso.
5- Para restauração de brilho, lavar com lavadora automática e detergente restaurador de brilho diluído na proporção (1:32), obrigatoriamente 2 vezes por semana.
6- Esperar secar o piso e polir com disco azul, na potencia ¾ da polidora.
7- Passar mop pó retirando a poeira que o polimento solta.

Recamada

Introdução: A manutenção de pisos requer a reposição do acabamento que foi se desgastando pelo tráfego de pessoas e movimentação de equipamentos, além do polimento que retira uma parte da superfície.
Este desgaste varia conforme a agressividade que a mesma sofre quando o shopping permanece aberto ao público.
O cronograma de reposição do acabamento foi elaborado para o piso ser recamado a cada 30 dias.
Verificar visualmente da necessidade de recamada nos cantos, abaixo de escadas e em volta de colunas por causa do baixo tráfego.
Por outro lado, recomenda-se aplicar uma camada adicional em frente a elevadores, escadas rolantes, galerias técnicas, entradas do shopping e corredores da praça de alimentação.
Operação: Preparar a área para receber lavagem profunda; isolar a área e retirar mobiliário.
Varrer cantos onde a sujeira acumula, passar mop pó primeiro nos cantos e depois acompanhando o alinhamento das pedras, removendo com espátulas sujidades adesivas.
A lavagem profunda significa em desbastar com maior intensidade a superfície a ser recamada, com disco azul ou verde. O vermelho é destinado à manutenção diária.
O detergente neutro deve ser diluído na proporção 1:32.
Espalhar com mop água o detergente neutro, primeiro nos cantos deixando agir por 10 minutos e esfregar com tirante T ou enceradeira manual.
Espalhar o detergente neutro em toda a área restante.
Esfregar com disco azul ou verde com rodo levantado e em seguida aspirar. Enxaguar o piso com água limpa, aspirar novamente e esperar secar.
Aplicar a cera acabadora (1 ou 2 camadas) não deixando áreas em descoberto, cuidando para formar um filme.
Esperar secar, verificando com a palma da mão se o piso está grudando ou pegando.
Após 1 hora da aplicação, efetuar o polimento leve com disco branco a ¾ ou média da potência da polidora.
Passar mop pó e recolocar os mobiliários.
O processo descrito é baseado no Programa de Manutenção, Remoção e Recamada – Procedimentos Operacionais da Eclipse Brasil – colaboração do sr. Etsugi Tsutsumida.
Volto a repetir que esse processo é utilizado em Shopping Centers e logicamente é inviável a sua aplicação em alguns outros tipos de utilização devido a espaço físico, mão de obra e equipamentos disponíveis; porém, pode ser usado como comparativo para poder buscar melhoras no sistema de manutenção utilizado.
Boas obras.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails