segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Umidade no rejunte



È relativamente frequente em piso marmorizado, principalmente quando recém executado o aparecimento de umidade no rejuntamento, embora não seja grave e a patologia desaparecerá com a secagem total, durante o período que se apresenta, causa uma aparência indesejada. Essa umidade aparente é devido à umidade acumulada no solo ou na laje, no contrapiso e na argamassa de assentamento que por percolação atinge o rejunte. A umidade sempre procura sair pelo lugar mais fácil, por isso que sai através do rejunte e não da placa de piso que é muito mais compacta e impermeável.
A visualização dessa patologia é caracterizada quando o rejunte tem aparência de molhado e pode até ficar escurecido pela poeira que “gruda” nessa umidade.
Para evitar essa patologia devemos tomar os seguintes cuidados na execução:
a) Isolar corretamente o solo do contrapiso.
b) Evitar concreto com alto fator de água /cimento no contrapiso.
c) Evitar que o contrapiso ou a laje possa acumular muita água, caso isso ocorra devemos dar um prazo para a secagem antes do assentamento.
d) Dar o prazo da secagem natural do concreto do contrapiso antes de assentar o piso
e) Não assentar piso com areia apresentando alto teor de umidade.
f) Não exagerar ao regar água na argamassa de assentamento.
g) Não assentar piso em área descoberta.
h) Evitar que caia água no piso antes do rejuntamento, e caso ocorra, de um prazo para iniciar a fase de rejunte.
i) Não rejuntar o piso com menos de 24 horas do assentamento.
j) Não deixar acumular água sobre o piso.

Porém, se algum desses cuidados não foi tomado e a patologia for apresentada, o tratamento é manter limpo o local com utilização mais intensa de mop pó, lavar o piso somente com detergente neutro diluído quando a poeira “grudar” na umidade, se possível ventilar o local e aguardar a secagem, cujo prazo irá variar de acordo com a “quantidade” de água acumulada, podendo atingir até alguns meses.
Deixar o piso sem o enceramento (impermeabilização) parece ser um modo de apressar a secagem, porém, o piso ficará desprotegido e poderá ser manchado se algum produto cair sobre ele, portanto, não compensa correr esse risco.
Quando a umidade desaparece, não deixa vestígios e o piso fica com a mesma apresentação de onde não ocorreu essa patologia, mas os cuidados devem ser tomados para evitar desgastes desnecessários.
Boas obras.

Um comentário:

Vagner Alves de Luca disse...

Olá.... acabei de comprar um apartamento novo e percebo que isso que vocÊ comentou e mostrou no Blog acontece no meu box, entretanto quando comprei isso não apareceu...somente quando tomo banho percebo que o rejunte absorve umidade e o azulejo fica escuro... e depois vai secando... isso não é normal né? Seria qualidade do rejunte ou azulejo que intefere nesse fenômeno? o que eu posso fazer? Obrigado

Related Posts with Thumbnails