segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Rejunte bom tem colaboração


Quando executamos trocas de pisos ou reformas em supermercados e shoppings em funcionamento, muitas vezes o rejunte não fica com uma boa qualidade devido à precipitação na limpeza do piso com utilização de água.
O tempo de cura do rejunte que permite uma lavagem é de 48 horas, antes deste tempo, a limpeza deve ser executada apenas com mop pó.
A lavagem antes deste tempo causa variação nas propriedades do rejunte, mudando o fator água cimento refletindo em patologias de rejunte como rebaixamento precipitado devido ao desgaste por abrasão ocasionado pelas máquinas de limpeza, o “apodrecimento” do rejunte que “esfarela” e solta da junta com facilidade, ou até a remoção total do rejunte quando ele está recém aplicado.
Na lavagem, usar somente detergente neutro diluído, pois outros produtos ou mesmo o detergente com uma mistura mais concentrada pode contaminar o rejunte.
A equipe de limpeza sempre deve ser alertada para não ocorrer o acima exposto, a sinalização da área rejuntada ou até mesmo uma proteção evitando a lavagem dessa área é aconselhável.
O polimento do piso deverá ser feito no mínimo após 72 horas da aplicação do rejunte, o fabricante sugere 5 dias, porém com os cronogramas cada vez mais apertados, quase sempre esse prazo é diminuído, o que pode causar um rebaixamento do rejunte. Maquinas politrizes diamantadas são menos agressivas ao rejunte que as maquinas com esmeril podendo antecipar em um dia a sua entrada no polimento observando sempre o nivelamento do rejunte com o piso.
O enceramento de proteção deve ser feito sempre imediatamente após o polimento final para não permitir que o rejunte absorva sujeira e fique com aspecto de encardido. Para isso a equipe de limpeza deve ser avisada com antecedência para providenciar os materiais e funcionários necessários.
Uma obra onde os executores da mão de obra do piso estão entrosados com a equipe de limpeza e há colaboração entre eles, a qualidade final do rejuntamento estará sempre em evidência.
Boas obras.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails