Essa postagem vai gerar polêmica e eu estou disposto a receber as críticas e opiniões no espaço de comentários.
Na década de 90 estava chegando ao Brasil um piso que ia revolucionar o mercado do piso. Estamos falando do porcelanato, que embora tenha dado muito certo em áreas residenciais, nos shopping centers não teve muita aceitação, em 1991 foi inaugurado o Esplanada Shopping de Sorocaba com um porcelanato de pequenas dimensões e não mais se viu novas especificações até que em 1998 o Shopping Internacional de Guarulhos foi inaugurado com um porcelanato com dimensões maiores e que também não foi repetido pelos seus empreendedores em outros shoppings. Reclamações de dificuldade de limpeza, acumulo de sujeira nos rejuntes e semelhança com banheirão foram as reclamações. Em supermercados pequenos o porcelanato deu certo, porém em grandes áreas também não deu continuidade, a rede Pão de Açúcar, por exemplo, substituiu o porcelanato em várias lojas pelo marmorizado em placas polido no local.
Alguns shoppings optaram por usar granito e sofrem com o desgaste e falta de brilho em pontos de maiores movimento, como também reclamam das arestas em desnível que ficam entre as placas por culpa do empeno e falta de calibragem, embora tenham um custo de manutenção menor.
Sei que a arquitetura é uma arte e todo artista tem a necessidade de apresentar algo diferente e inovador, novas paginações, novas cores e novos tamanhos. E por que não novos pisos? Uma vez que desde o Shopping Ibirapuera a 34 anos atrás até os dias de hoje se usa o marmorizado em placas polido no local.
Porém, trocar a confiança de um tipo de piso que já está aprovado e consumado por outro que parece inovador, apesar de nunca usado em nenhum shopping do Brasil parece muito arriscado cair novamente nos casos acima descritos.
Está tendo uma tendência em usar nos malls dos shoppings um piso marmorizado que já vem polido de fábrica, e embora a empresa que eu represento já está com esse produto quase pronto (posso estar dando um tiro no pé), eu tenho minhas dúvidas em sua utilização em shoppings e em grandes áreas, uma vez que um marmorizado polido de fábrica não vai ter o aspecto visual monolítico e vai ter as mesmas características de um porcelanato ou granito depois de assentado, o rejunte não ficará nivelado com a placa e terão os mesmos motivos para queixas. A sua utilização em retrofit pode diminuir o tempo de execução e os inconvenientes do polimento, porém não terá o mesmo aspecto visual do piso polido no local.Aguardo comentários.
Boas obras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário