domingo, 21 de novembro de 2010

Ladrilho Hidráulico Decorado

Muito usados nas décadas de 30 e 40, os ladrilhos hidráulicos decorados voltaram a cair no gosto popular decorando alguns ambientes com tendências retrô. Embora eu não seja representante de nenhuma fábrica, não poderia deixar de escrever sobre ladrilho hidráulico decorado em um blog com pisos cimentícios no título.
Os ladrilhos hidráulicos decorados são produzidos artesanalmente, em formas quadradas (embora existam ocasionalmente sextavadas), peça por peça, e são coloridos em um processo com moldes de ferro que separam as cores e dão forma aos desenhos. Podem ser usadas diversas cores em uma só peça, formando um colorido exótico e diferenciado.
O processo de cura é por aspersão de água, por isso o nome de ladrilho hidráulico.
Devido ao processo de fabricação, pequenas irregularidades nos desenhos, diferenças de espessuras, leves manchas nas cores, variação de cores, pequenas lascas nas bordas e leves imperfeições do desenho são normais e trazem a rusticidade desejada.
Tradicionalmente, o ladrilho hidráulico é assentado com juntas secas, mas esse processo requer eventualmente uma correção com lixa nas laterais das peças. Podem ser assentados também com juntas até 2 mm com rejuntamento.
Como todo piso cimentício, o ladrilho hidráulico necessita de uma película protetora com cera ou resina para evitar a absorção e proteger o piso.
Toda a inspiração do rústico e antigo oferecida torna a beleza do ladrilho hidráulico decorado inquestionável.

Boas obras.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails