domingo, 29 de janeiro de 2012

Juntas de Latão

Em diversos projetos as paginações de pisos marmorizados apresentam juntas de latão como argumento decorativo ou estrutural, porém existem alguns detalhes técnicos que fazem a diferença na qualidade do acabamento.

O que chamamos de juntas na construção civil, na metalurgia é conhecido como barra chata e é com esse nome que é feita a compra do material nas revendas de metais.

O latão é obtido através de uma liga de cobre, zinco, alumínio, manganês e ferro, e conforme a porcentagem da mistura é definida a qualidade da liga. Uma liga de melhor qualidade vai apresentar uma flexibilidade melhor e uma menor oxidação.

As juntas podem ser aplicadas no piso tanto entre as placas como na superfície da placa com entalhe. Para aderência pode ser usado argamassa de cimento ou massa plástica (no caso de entalhe somente massa plástica).

Após a aplicação a junta de latão deve ser tratada, pois o polimento do piso vai esmerilhar sua superfície e o contato com o cimento e a água de lavagem vai deixar a junta escura, criando através de uma reação hidroeletrolítica o que apelidamos de zinabre. Depois do polimento final do piso, utilizando uma enceradeira com disco preto de remoção ou com cerdas metálicas “lustramos” a junta para retorno do brilho e logo em seguida aplicamos o enceramento para a proteção da junta e do piso. Caso houver demora na aplicação do enceramento a junta voltará a ficar escura em pouco tempo devendo ser tratada novamente.

Seguindo esse procedimento teremos o brilho que desejamos para o metal e atenderemos o objetivo da especificação que é enobrecer o piso.

Boas obras.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails