A cor do piso tem influência psicológica, uma vez que o piso
com cores mais claras ou branca reflete a luz tornando o ambiente mais
iluminado.
A tonalidade dessas cores causam efeitos, uma vez que tons
mais “pasteis” deixam o ambiente mais tranquilo e tons mais “quentes” mais
agitado. Um ambiente comercial muito carregado em cores e tons fortes pode
causar agitação e angustia nos clientes e colaboradores.
O tipo de piso também causa sensações, existem mercados que
não usam piso de granito para não elitizar o ambiente, dando um aspecto muito
luxuoso, fazendo com que o cliente associe com preços mais caros, inibindo os
compradores.
A limpeza do piso gera satisfação; ninguém gosta de andar
sobre pisos sujos e encardidos, aspecto esse que inibe a ideia de conservação
do ambiente, estimulando o público de sujar ainda mais o piso (papeis,
chicletes e etc.).
A planicidade do piso faz o caminhar mais confortável,
pequenas arestas tanto de rejunte como de desnivelamento entre placas causam
desconforto.
A conservação do piso também influencia psicologicamente,
pisos fissurados com trincas, furos, buracos e manchas causam um aspecto visual
depreciativo.
O conforto e tranquilidade do usuário do ambiente geram satisfação
e sensações agradáveis. Não basta agradar os olhos também temos que agradar a psique.
Boas obras!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário