domingo, 25 de maio de 2014

Controle de Tráfego nas Calçadas

Quando planejamos uma calçada, projetamos o passeio para pedestres e as entradas de garagem conforme o uso da edificação.
Se for residência ou uma loja comercial projetamos a entrada para veículos leves, porém, devemos atentar se a loja recebe caminhões de entrega por essa entrada ou se o proprietário da residência tem carros blindados que pesam tanto quanto um caminhão.
Um reforço estrutural para esses casos deve ser previsto, assim como também reforçar a entrada de veículos de um pátio onde entre caminhões e ônibus ou onde o tráfego é muito intenso.
O revestimento que aplicamos na calçada também deve ter a resistência avaliada para o tráfego que irá suportar; muitos revestimentos são apenas para trânsito de pessoas, outros para veículos leves e outros que suportam veículos pesados.
A argamassa de assentamento não pode deixar vazios entre o contrapiso e o revestimento para não criar pontos frágeis no piso da calçada.
É muito comum observarmos calçadas danificadas por uso indevido. Por exemplo, em ruas que funcionam feiras livres, observarmos calçadas danificadas por manobras dos caminhões. Na foto, um caminhão betoneira subiu na calçada executada em piso drenante. Uma campanha para motoristas de veículos pesados não danificarem calçadas seria bem vinda.
Uma calçada bonita valoriza o imóvel e embeleza o urbanismo e a paisagismo do local. Por isso gostamos de revestir e devemos cuidar para que não quebre ou danifique.

Boas Obras!!!!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails