domingo, 21 de junho de 2020

Dupla Camada?? O que é isso???


Toda placa de piso maior que 900 cm², por exemplo 30 x 30 cm, devem ser assentadas com dupla camada (dupla colagem) conforme a Norma NBR 13.753 para procedimentos de assentamento de piso com argamassa colante. 

Mas o que é Dupla Camada?

Dupla camada é quando os cordões de argamassa são aplicados no contra piso e nas costas da placa (tardoz) aumentando a eficiência da colagem.

No assentamento, esses cordões serão esmagados, devendo preencher totalmente o verso da placa, por isso, orienta-se de quando em quando, remover uma placa ainda em fresco para observar se o verso da placa está totalmente preenchido.

Embora na Norma está orientando que os cordões do costado da placa e do contrapiso fiquem cruzados no assentamento (um na horizontal e outro na vertical); vários testes provam que, se assentarmos com os cordões da placa e do contrapiso no mesmo sentido, o preenchimento fica muito melhor, pois o ar é mais facilmente expulso nesse tipo de colagem, evitando a formação de bolsas de ar entre o piso e a placa; sendo assim, já é uma das alterações que serão propostas na próxima revisão da Norma.

Seguindo as orientações técnicas, o assentamento do piso será bem feito, garantindo o desempenho do produto.

Boas Obras!!!!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails