Estive no Chile agora em abril e passei por Santiago, Viña del Mar, Valparaiso e Villa Aleman; em todas essas cidades suas calçadas são revestidas com placas cimentícias vibroprensadas, que tornam as calçadas bonitas e as ruas mais agradáveis para caminhar.
Logo no aeroporto de Santiago já encontramos as calçadas revestidas com placas cimentícias, e elas se espalham por toda a cidade, inclusive em vários calçadões do centro.
Em Viña del Mar, todo o centro é revestido com placas muito semelhantes às da linha Nuvens da Segato na cor vermelha.
Em Valparaiso, além das calçadas, também praças estão revestidas com esse piso, e lá eu vi um detalhe que não vemos por aqui, placas vibroprensadas decoradas em duas cores, uma tecnologia diferente das fabricadas aqui no Brasil.
Em Villa Aleman, a avenida central dessa pequena cidade é toda com placas vibro prensadas paginadas em uma linda decoração, e verifica-se que se trata de um piso bem antigo, em placas de 33x33cm em bom estado até hoje mesmo com intenso movimento.
Verifica-se que além do Chile, outros países da América como Argentina e Uruguai são adeptos das placas vibroprensadas revestindo suas calçadas; no Brasil, cidades como Brasília, Balneário Camboriú, Curitiba e outras estão aplicando com sucesso esse revestimento, justificando com bom aspecto (conforto visual), resistência ao tráfego intenso (durabilidade), conforto ao caminhar (acessibilidade) e fácil recomposição (manutenção); tornando as ruas mais agradáveis, trazendo qualidade de vida à população.
Boas Obras!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário