domingo, 21 de maio de 2023

Arremates em “L” Sem Trincar

Geralmente em torno de pilares ou caixilhos são necessários cortes de peças em “L” para envolver a estrutura ou o vão; mas essas peças estão sujeitas á trincar porque não usou o procedimento a seguir.

O corte em ângulo feito apenas com a makita é um ponto de embrião para uma trinca, pois o “bico” formado pelo encontro de dois cortes, com a dilatação térmica, cria esforços diagonais na peça que evoluem para fissuras e trincas.

O correto é fazer o mesmo procedimento que orientamos nos cortes para caixinhas de tomada; primeiro marcamos o corte na peça e nos vértices de onde formarão os ângulos de corte, fazemos os furos com brocas antes de cortar com a makita; assim, os cantos ficarão arredondados, criando um reforço estrutural, evitando a formação de fissuras. 

Seguindo esse procedimento pode parecer que perderemos um tempo fazendo os furos; mas com certeza é um tempo muito menor do que trocar posteriormente a peça; pois retrabalhos custam muito mais caro, fora a aparência de um trabalho mal feito.

Boas Obras!!!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails