domingo, 16 de junho de 2024

O primeiro sutiã a gente nunca esquece

Assim como o slogan criado pelo Washington Olivetto para o sutiã Valisére em 1987, um ano depois, em 1988 eu trabalhei na minha primeira obra de pisos e foi justamente na ampliação da fábrica Valisére, no bairro de Capuava em Mauá – SP.

A obra era de piso de alta resistência industrial, no sistema úmido sobre úmido, tipo Korodur que a empresa Etergran estava executando, e eu fui aprender como era esse tipo de piso nos meus primeiros dias de trabalho na empresa.

Nessa época o piso de alta resistência industrial era feito como uma argamassa de granilite com agregados de alta resistência (limalha de ferro, quartzo e basalto) que era aplicado sobre os panos de concreto ainda em fresco, caracterizando o sistema úmido sobre úmido.

Essa argamassa era desempenada e alisada ainda com alisadoras elétricas que chamávamos discão para a desempenadeira e de bambolê para a alisadora.

Depois da secagem e cura do piso o mesmo sofria o processo de polimento que era feito com politrizes tipo Bomac de dois pratos, com esmeris de carborundun como abrasivos.

Pois é, o primeiro sutiã a gente nunca esquece.... e a primeira obra também não. 

Boas Obras!!!!

 

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails