segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Falando em juntas


Um bom projeto de juntas protege o piso das fissuras ocasionadas por movimentações estruturais e movimentações do próprio piso (carregamento, variações térmicas, etc.). O projeto das juntas de dilatação, de construção e serradas em um piso de concreto acabado ou em um contrapiso para algum acabamento é feito por um engenheiro de estruturas.
Na execução de um piso marmorizado em placas, devemos atentar às juntas projetadas no contrapiso, sendo as mesmas espelhadas para o piso acabado, sob pena de ter o piso fissurado.
As juntas de dilatação são as principais, estas deverão ser transportadas do contrapiso para o piso acabado, com a mesma espessura da projetada no contrapiso ou na laje, geralmente colocamos cantoneiras de alumínio ou perfis metálicos para dar acabamento, reforçar as bordas e acomodar o material selante flexível que dará o acabamento.
Na colocação do alumínio devemos tomar o cuidado para que um pano de piso permaneça completamente isolado do outro pano de piso, pois caso caia algum material dentro da abertura da junta, pode comprometer a eficiência da mesma e as movimentações, em vez de serem absorvidas pela junta, poderão ser transportadas para outro local causando trincas e fissuras.
Outro cuidado na colocação do metal é que o piso fique perfeitamente nivelado com o metal, pois se houver sobreposição, o que ficar mais alto sofrerá impactos e ou amassará o metal alterando a espessura da junta ou ocorrerá erosão da borda do piso.
O material que dará acabamento à junta deverá ser selante para evitar penetração de líquidos, flexível para absorver as movimentações, ter aderência lateral para não destacar com as movimentações e resistente para permanecer com as condições anteriores por longo período.
Em pisos marmorizados em placas colocados em grandes áreas como hipermercados e lojas de varejo colocamos juntas plásticas a cada 4,02m (10 placas) para dar mais flexibilidade ao piso. Convém que o contrapiso também tenha suas juntas de construção projetadas nessa dimensão ou em múltiplos dela para que as juntas plásticas coincidam com as juntas de construção evitando pontos de fissuras.
Por ser em placas, o rejunte do piso marmorizado absorve as pequenas movimentações evitando fissurar a placa, e, caso haja alguma fissura no rejunte é fácil executar a recomposição.
Como se pode ver, a qualidade dos materiais, os cuidados na execução, e bons projetos estruturais evitam muitas patologias que apareceriam no acabamento, por isso é sempre conveniente a contratação de pessoal especializado para cada tipo de serviço, garantindo a qualidade final da obra.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails