domingo, 18 de maio de 2008

Um toque para projetos de pisos - O piso "cresce"




As placas de piso marmorizado da Segato são de dimensões 40x40x3 cm e são assentadas com aberturas para rejunte de 2 a 3 mm entre elas.
Na execução de um projeto de paginação temos que considerar esse espaçamento entre as placas, ou seja, considerar que seja de 40,2 cm a distância do início de uma placa até o início da outra. Caso essa consideração não seja feita, poderemos ter uma diferença entre o projeto e a execução da obra, pois a cada 10 placas vai haver uma “fuga” de aproximadamente 2 cm e essas fugas somam-se em uma progressão aritimética em relação ao projetado.
Pegamos por exemplo um projeto em que a distância entre eixos de pilares seja 8 m e que em cada eixo tenha uma faixa colorida como detalhe no piso, no primeiro eixo a fuga será de aproximadamente 4 cm o que é imperceptível visualmente, porém, no quinto pilar já terá uma fuga de aproximadamente 20 cm.
Podemos solucionar essa diferença projetando uma faixa de ajuste para quebrar o acúmulo das diferenças evitando fugas visualmente perceptíveis, ou elaborando detalhes que podem acompanhar o movimento da paginação.
Outro toque parecido é que em pisos de hipermercados, como tem grandes dimensões, coloca - se uma junta plástica a cada 10 placas para absorver esforços, porém, o ideal é que essas juntas coincidam com as juntas de concretagem das faixas do contrapiso, se o projeto considerar 4,02 m ou 8,04 m a faixa do contrapiso não haverá ‘fugas”, evitando assim fissuras indesejáveis no piso acabado.
Bons projetos e boas obras.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails