domingo, 29 de junho de 2008

Problemas de Caixa




Alguns projetos de piso, quando o piso marmorizado é instalado sobre terreno, podem coincidir que caixas de passagem de tubulações fiquem sob a paginação do piso. A partir daí, caso essa caixa de passagem sofra manutenções constantes, uma tampa removível deverá ser considerada.
Essas tampas podem ter acabamento com piso marmorizado ou não, podem ser metálicas ou de concreto. No caso de tampas com acabamento em piso marmorizado, estas devem ter o rebaixo suficiente para colocar a placa de marmorizado (3 cm) mais a espessura da massa colante e ficar com acabamento final no mesmo nível do piso.
Algumas patologias ocorrem nas tampas por não terem resistência suficiente para suportar as cargas dos equipamentos que passam sobre ela sem flexionar. Como o revestimento é rígido (cimentício) a tampa metálica ou de concreto devem ser reforçadas para não flexionar. Qualquer flexão resultará em fissuras no rejunte e até nas placas que estão sobre a tampa.
A cantoneira que apoiará a tampa deverá logicamente resistir às cargas atuantes, por isso, a fixação deverá ser feita com grapas de fixação ou apoiadas sobre parede de tijolos. Deverá ser fixada com o cuidado de ficar perfeitamente nivelada com o piso.
Um sistema de remoção da tampa poderá ser aplicado para facilitar a manutenção uma vez que a peça ficará bem pesada.
Tanto o assentamento como o polimento das placas marmorizadas sobre as tampas geralmente são feitos nos canteiros, fora do local de aplicação. Cuidados no manuseio e transporte até a caixa deverão ser tomados.
Tomando esses cuidados estarão eliminados seus problemas de caixa, pelo menos os das de passagens.
Boas obras.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails