domingo, 18 de janeiro de 2009

Piso Condutivo



A Segato é fabricante de piso condutivo e abaixo descrevo onde e porque necessita a sua utilização e como o piso da Segato deve ser instalado.
A necessidade de colocação de pisos condutivos em salas cirúrgicas se deve a necessidade da eliminação ou redução de cargas eletrostáticas. Em hospitais ou clínicas e em locais onde se usam determinados tipos de gases anestésicos ou materiais químicos de limpeza, há risco de que uma explosão seja deflagrada por descargas eletrostáticas, além de outras causas como a possibilidade de choque elétrico em pacientes em função de descargas.
As cargas eletrostáticas são geradas por atrito entre materiais isolantes e dependem de uma série de fatores, como umidade do ar, eletricidade desenvolvida por fricção dos materiais envolvidos, caminho elétrico para o escoamento dessas cargas dentre outros. A maneira mais segura de certificar-se de que não haverá acumulo de carga eletrostática no piso é garantir um bom caminho ao seu escoamento para o potencial de terra e este deve ser feito através do piso condutivo, além claro de um bom aterramento dos equipamentos.
A obrigatoriedade do piso condutivo em projetos hospitalares conforme a Anvisa – Agencia Nacional de Vigilância Sanitária, na Resolução – RDC nº. 50 de 21/02/2002, parte III – Critérios para Projetos de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde, item 7 – Instalações Prediais Ordinárias Especiais que descreve o seguinte:
7.2.3.2 Piso Condutivo.
A utilização de piso condutivo quando houver uso de misturas anestésicas inflamáveis com oxigênio ou oxido nitroso, bem como quando houver agentes de desinfecção, incluindo-se aqui a zona de risco.
O piso condutivo da Segato do Brasil é produzido com agregados e aglomerantes condutivos em placas pré-moldadas cimentícias vibroprensadas de 40x40x3cm. O piso deve ser assentado em argamassa especial condutiva (fornecida pela Segato) sobre malha de cobre aterrada e rejuntado com rejunte condutivo (fornecido pela Segato). O polimento do piso é feito com maquinas politrizes dando planicidade e eliminando todas as arestas entre as placas adequando aos padrões de higiene da Anvisa.
A Segato já forneceu pisos condutivos para vários hospitais e todos aprovaram seu funcionamento.
Além do piso condutivo, os pisos da linha Granazzo da Segato vem sendo utilizados com sucesso em grandes hospitais como o Hospital das Clinicas de São Paulo, Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Faculdade de Medicina da USP, Hospital Borges da Costa - MG dentre outros.
É a Segato trabalhando para a Saúde.
Boas Obras.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails