segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Como o cimento é fabricado

Os principais ingredientes do cimento portland são:
Calcário: Carbonato de Cálcio impuro (contém óxido de magnésio). Decomposto no calor forma o óxido de cálcio (cal viva) que é a matéria prima do cimento.
Argila: Silicato de alumínio hidratado que pode conter ferro e outros minerais.
Gesso: Adicionado no final do processo de fabricação do cimento para estipular o tempo de pega do cimento.

Processo de fabricação:

1. Preparo: O calcário é extraído das jazidas e britado e peneirado com diâmetro menor que 1cm.
2. Homogeinização: Coloca-se o calcário e a argila em proporções pré-determinadas no moinho de cru (com bolas de aço), onde se dá o início da mistura e homogeneização, com redução do diâmetro das partículas a 0,05mm. A seguir, nos tanques homogeinizadores, ocorre a mistura e, se necessário, correção da composição.
3. Clinquerização: Até a temperatura de 900 a 1000ºC, o processamento se dá em recuperadores de calor. O processamento final ocorre no forno diretamente onde atinge até 1400ºC formando o clinquer.

Na saída do forno, o clínquer tem a sua temperatura reduzida a cerca de 50-70ºC e, então, é estocado.
Como adição final, o clínquer recebe uma certa quantidade de gesso entre outros aditivos, resultando, assim, diversos tipos de cimento. Após tais adições, são moídos, pulverizados, estocados e ensacados.

Cimento Branco

Se utilizar argilas com muito baixo teor de óxido férrico (ou isento dele), obteremos o famoso cimento branco. Porém, como os óxidos de ferro II e III são fundentes e reduzem a temperatura de clinquerização. A sua falta gera ao cimento branco uma temperatura de clinquerização mais elevada (cerca de 1500°C), acarretando o emprego de fornos refratários, além de maior consumo de combustível. Por isso, com um custo de produção mais alto o seu preço final é mais elevado.

Esse é um resumo onde um livro foi colocado em um bilhete, portanto, as etapas foram passadas superficialmente, sem aprofundar em vários detalhes.

Boas obras.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails