segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Cores e cores do granilite


Muitos clientes me perguntam como é colorido o granilite, vamos então dar umas pinceladas.



Existe no mercado corantes e pigmentos, como os corantes têm alta solubilidade ele não é usado porque as lavagens e as chuvas o removeriam. Usamos então os pigmentos por serem insolúveis.
Também existem duas classes de pigmentos, os orgânicos e os inorgânicos. Os orgânicos embora tenham uma capacidade maior de tingimento, por ter quimicamente uma cadeia orgânica, tem muitos problemas de descoloração, alteração de cor, manchamento, alteração no prazo de cura entre outros. Usamos então os pigmentos inorgânicos que tem uma durabilidade muito maior.
Agora a parte mais legal, todos os pigmentos inorgânicos usados são óxidos, e a maioria oxido de ferro.
O pigmento vermelho é o oxido de ferro Fe2 O3, o amarelo é oxido de ferro FeOOH, o preto é oxido de ferro Fe3 O4, o pigmento marrom é uma mistura desses.
O pigmento verde é oxido de cromo Cr2 O3, o azul é oxido de cobalto Co(Al,Cr)2 O4 que são materiais mais raros e portanto mais caros. O que justifica os materiais nessas cores terem maior preço.
Os fabricantes de pigmentos produzem variações intermediárias de cores (amarelo palha, amarelo ouro, vermelho amarelado, vermelho azulado, etc.).
Os pigmentos podem tingir tanto a argamassa preparada com cimento branco quanto o cimento comum, conforme a cor desejada.
O excesso de pigmento pode causar perda de resistência à abrasão por excesso de pó na argamassa, além de chegar a um limite que não altera mais a cor aumentando a quantidade de pigmento.
As cores verde escuro e azul escuro não são indicadas para granilite por haver desagregação da argamassa, como também alteração de cor.
A Segato produz pisos marmorizados e rejuntes em diversas cores, podendo dar campo a varias criações e personalizações nos projetos de paginação de piso.

Boas obras.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails