domingo, 29 de março de 2015

Case de Sucesso: Testando o Piso FMS

Para aprimorar o sistema, foi realizado em fevereiro, na sede da empresa Cobral Abrasivos, um teste no piso próprio para lapidação, o Segato FMS (Free Maintenance System).

Montamos uma pista teste de 5m² onde o piso FMS foi assentado e rejuntado; após aproximadamente 20 dias iniciamos a lapidação do piso e assim obtivemos algumas importantes definições, como segue:

Iniciamos o desbaste do piso tentando executar um polimento à seco com aspiração do pó; como a dureza do piso é elevada, as ferramentas diamantadas começaram a superaquecer e marcar o piso; no polimento com água as marcas foram removidas. Conclui-se que o piso não aceita lapidação a seco no corte metálico, o mesmo terá que ser feito com água para resfriar as ferramentas.

Confirmamos a obrigatoriedade do estucamento do piso, devido á elevada dureza do agregado, um índice pequeno de britas podem ser arrancadas em vez de cortadas, necessitando do estuque para o fechamento dos poros.

O polimento com abrasivos resinados foi um sucesso, á partir da ferramenta 800 já surgiu um brilho bem significativo e após a ferramenta 3000 um brilho intenso. Medimos o índice 58 com o medidor de brilho (Glossmeter); muito perto da amostra de granito também ensaiada.

Em todo o processo verificou-se uma semelhança muito grande entre a lapidação de um granito de alta dureza e a do FMS, comprovando sua alta resistência ao desbaste gerando uma grande permanência de brilho.

Para finalizar aplicamos o óleofugante e após a cura de 24 horas testamos sua impermeabilidade, segurando por mais de 4 horas sem nenhuma mancha, diversos líquidos contaminantes como óleo, café, fumo e refrigerante.

Como resultado podemos atestar a excelente qualidade de acabamento na sequência dos abrasivos Cobral e  a confiança nos resultados esperados para durabilidade do brilho no piso FMS.

Agradecemos a Cobral e a Cia do Piso pela parceria e dedicação em todo o processo.
Boas obras!!!


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails