domingo, 1 de março de 2015

Dicas - Piso Externo, Espaçamento Entre Placas


O piso externo está sujeito á variações de temperaturas e intempéries que ocasionam movimentações estruturais no próprio piso.

Por esta causa, sugiro que os pisos externos tenham um espaçamento entre placas maior que no piso interno, fornecendo uma maior flexibilidade ao piso.

Por exemplo, nas placas de piso externo com dimensões de 40 x 40 cm, a abertura mínima entre as placas é de 3 mm; evitando assim, que na dilatação uma placa pressione a outra, gerando uma força que pode descolar o piso, criando bolhas entre o revestimento e o contrapiso, como também causar fissuras no revestimento. Em pisos de dimensões maiores, a abertura entre as placas também deverá ser maior.

O rejuntamento deverá ser feito com material menos rígido do que as placas de piso, desta forma, direcionamos as tensões para o rejunte, evitando fissuras nas placas.

O uso de junta seca nos pisos externos é completamente desaconselhável.

Em panos de pisos muito grandes, é ideal a colocação de juntas plásticas ou flexíveis a cada 4 m aproximadamente, absorvendo ainda mais as tensões superficiais.

Boas Obras!!!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails