domingo, 8 de novembro de 2015

Estória de Uma História - Primeira Obra na Argamassa

No antigo Shopping Matarazzo, onde hoje é o Bourbon Shopping, no começo da década de 90, foi construída uma loja do Supermercado Sonda; o contra piso já era existente do antigo Jumbo Eletro e não tínhamos nível suficiente para assentamento do piso marmorizado com cimento e areia; então a opção foi assentar o piso na argamassa colante.

Na época era chamada de cimento cola e só existia um tipo que hoje deve ser a AC1.

O assentamento na argamassa era inédito para esse tipo de uso; sua consistência era mais fluida e no começo tivemos muita dificuldade, pois as placas ficavam “sambando” após assentadas, saindo do alinhamento.

O assentamento foi executado pela antiga Etergran, empresa que eu trabalhava na época, e o mestre Nivaldo teve a ideia de misturar um pouco de areia na argamassa, que de primeira também não funcionou, pois descobrimos que a areia teria que ser mais fina, para isso tivemos que comprar uma peneira de arroz (nomenclatura da época, tinha também a feijão) para peneirar a areia e misturá-la na argamassa. O processo funcionou.

O projeto de paginação era de um piso branco trabalhado com quadros nas cores verde, vermelho e cinza, formando um lindo tapete sobre toda a loja.

A loja ficou em funcionamento por aproximadamente 15 anos quando foi demolida para a construção do Bourbon Shopping.

Hoje a Segato já executou diversas obras com argamassa colante e inclusive fornece a argamassa apropriada para a execução do piso.

Boas Obras!!!!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails