domingo, 10 de dezembro de 2017

Calçadas que Caminhamos – Pisos Artesanais


Em nossas caminhadas pelas calçadas, as vezes nos deparamos com alguns tipos de pisos que não são industrializados.

São pisos fabricados em pequenas escalas, em formas de madeira ou usando esquadrias de ferro que embora não tenham o mesmo controle de qualidade de uma indústria, produzem o efeito estético do piso industrializado.

Geralmente vemos placas produzidas em concreto, na maioria das vezes com acabamento sarrafeado liso, mas também vemos algumas com impressões de baixo relevo, com tingimento colorido e também revestidas com fulget.

Diferentemente, as fotos apresentadas foram tiradas durante um passeio na cidade de Barra Bonita – SP em uma calçada residencial. Foi executada com cacos de granito polido colocados manualmente um a um sobre argamassa de cimento, diferenciando das que costumeiramente vemos, considerada por mim uma obra de arte pelo trabalho artesanal que foi executado. 

As calçadas com placas executadas artesanalmente podem nem ter um bom custo benefício e nem um controle de resistência, dimensionamento, abrasão, escorregamento, absorção e empenamento; mas apresenta criatividade e prazer no que está fazendo.

É muito mais prático comprar um bolo pronto na padaria, porém o prazer de fazer um bolinho caseiro é maior. Creio que o mesmo pensamento vale para as calçadas artesanais.

Boas Obras!!!!



Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails