segunda-feira, 29 de abril de 2019

Comparativo: Argamassa Colante x Farofa


Muita gente me pergunta qual dos dois tipos de argamassa deve ser usada para o assentamento de piso cimentício.

As duas argamassas podem ser usadas, sendo que dependendo do caso uma leva vantagem sobre a outra.

As duas argamassas devem ser preparadas de acordo o manual técnico do fabricante do produto cimentício e da argamassa para que tenham o resultado desejado.

A argamassa colante é regulamentada por Norma Técnica ABNT o que gera uma segurança maior de qualidade.

A argamassa farofa não tem Norma, porém existem vários livros didáticos que ensinam o seu preparo.

A argamassa farofa exige uma espessura mínima para assentamento da placa, mas permite uma maior espessura final em relação a argamassa colante, permitindo o assentamento em contrapisos que não estão bem regularizados e também permitem o nivelamento de placas mais descalibradas.

Para o assentamento com argamassa colante, o contrapiso deve estar nivelado e a placa de piso calibrada para um bom assentamento, embora tenhamos argamassas próprias para pisos cimentícios, que permitem um cordão de argamassa maior e mais tempo em aberto para corrigir variações, porém claro, variações menores que a argamassa farofa permitem.

O modo de preparo da argamassa farofa quando feita na própria obra é muito mais manuseado, e exige que a areia seja medida em caixas padrão ou latas para o preparo do traço com uso de betoneira. Porém, o que mais vemos por aí é o traço sendo feito com pás e a argamassa misturada em caixotes, quando não no chão.

A argamassa colante também exige um misturador para seu preparo, mas ainda vemos muita argamassa sendo mexida sem este equipamento.

Temos argamassa tipo farofa, já vendida preparada em sacos (argamassa para contrapiso) e também em silos para obras de maior porte, que teoricamente resultam em melhor qualidade por ter menor manipulação.

A argamassa colante deve ser aplicada com desempenadeira dentada (para não formar bolsas de ar sob o piso), com seus cordões aplicados no contra piso e nas costas da placa (dupla colagem); mas vemos muito assentamento feito sem o uso da desempenadeira dentada e aplicando somente no contrapiso.

A argamassa farofa é mais porosa, e pode gerar umidade ascendente principalmente quando o piso está recém assentado.

O uso da argamassa farofa está voltando a crescer devido a exigência do isolamento acústico em apartamentos na Norma de Desempenho.

Quando bem preparadas e bem executadas, as duas argamassas têm bons resultados, ou seja, o piso fica aderido.

Resumindo, quando o contrapiso está desnivelado, você corrige ou usa farofa. Quando a diferença do contrapiso para o nível acabado for pequena, usa argamassa colante. Quando quer maior velocidade de assentamento, usa farofa. Se quer evitar umidade no piso, usa argamassa colante.

Boas Obras!!!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails