domingo, 25 de julho de 2021

Absorção Térmica das Cores

Quando escolhemos um piso ou revestimento, devemos levar em consideração o conforto térmico que este produto irá trazer ao ambiente e isso tem muito a ver com a cor e sua absorção térmica.

No quadro acima temos as taxas de absorção de calor de algumas cores e podemos ver claramente que a cor que mais esquenta é o preto e a cor que esquenta menos é o branco; por isso que na postagem passada quando falei de piso atérmico, comentei que todos tem cores claras.

Quando queremos um ambiente mais fresco, devemos escolher cores com baixa taxa de absorção de calor e quando queremos ambientes mais aconchegantes a tendencia é para cores com taxa maior.

As taxas de calor têm muito a ver com a refletância da luz solar, cores que refletem mais a luz solar tem taxas de absorção menor; ou seja, taxa de absorção de calor e índice de refletância são inversamente proporcionais.

A escolha de uma cor tem vários aspectos influenciadores, a taxa de calor é só uma delas, mas deve ser considerada de grande importância.

Boas Obras!!!!

Veja também: Psicologia da Cores nos Projetos de Pisos  - https://inglesdopiso.blogspot.com/2017/12/psicologia-das-cores.html

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails