domingo, 28 de junho de 2009

Como é feita uma Norma da ABNT?


Faço parte da comissão de estudos para elaboração da Norma para Placas de Concreto para Piso, que está na fase de finalização do texto base para envio à ABNT e Consulta Nacional. E como muita gente me pergunta como é feito uma Norma, aproveito para contar como é.
A necessidade de parâmetros, modos de usar, processos de fabricação e etc. para uma melhor qualidade, geram por parte da sociedade a carência de uma regulamentação.
Essas solicitações da sociedade são analisadas pela ABNT e caso tiver mérito, será levada ao Comitê Técnico do setor para inserção no Plano de Normalização Setorial (PNS) da Comissão de Estudo pertinente. Caso contrário, será criada uma Comissão de Estudo Especial (ABNT/CEE). Essa Comissão de Estudo da qual faço parte é composta por produtores, órgãos consumidores, e neutros (Laboratórios, Associações, Consultores e etc.). Em ambos os casos há uma grande preocupação da ABNT para que haja uma participação bastante representativa para elaboração da Norma.
As Comissões de Estudo devem discutir e chegar ao consenso para elaborar o projeto de Norma e texto normativo. De posse do texto normativo, a ABNT submete o mesmo à Consulta Nacional, consulta esta em que todos (qualquer pessoa) podem examinar e emitir suas considerações.
Passado o tempo necessário para a Consulta Nacional se fará uma última reunião para análise da pertinência ou não das considerações recebidas. Não havendo impedimento, o texto será levado à homologação pela ABNT, onde recebe a sigla ABNT NBR e seu número respectivo. A seguir é colocada no acervo de Normas Brasileiras.
Assim fica pronta a Norma.
Boas obras.

* Texto baseado nas explicações fornecidas no site da ABNT: http://www.abnt.org.br/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails