A expressão metro linear é originada do “obrês” e indica a medida de rodapés, tabeiras, soleiras e outros em que o comprimento é maior que a largura. Sem a pretensão de ser um professor Pasquale, informo que essa expressão é errada e não existe em nenhuma escala oficial de medida. O correto é falar simplesmente metro, por exemplo, 100 metros de rodapés e 50 metros de tabeiras. Neste caso, a palavra linear é redundância.
Engraçado é que não usamos essa expressão para largura, distância ou altura, somente para comprimento.
Foi criado até o símbolo “ml” para sua referência, o que é mais errado ainda, pois, “ml” é medida de volume (mililitros) e não de comprimento.
Atenção: se for para comprar materiais da Segato, os pedidos podem ser feitos em “metros lineares” que “entrarão para dentro” da fábrica normalmente e causarão “sorrisos de alegria em nossos lábios”.
Boas Obras.
Engraçado é que não usamos essa expressão para largura, distância ou altura, somente para comprimento.
Foi criado até o símbolo “ml” para sua referência, o que é mais errado ainda, pois, “ml” é medida de volume (mililitros) e não de comprimento.
Atenção: se for para comprar materiais da Segato, os pedidos podem ser feitos em “metros lineares” que “entrarão para dentro” da fábrica normalmente e causarão “sorrisos de alegria em nossos lábios”.
Boas Obras.
12 comentários:
Finalmente alguém com propriedade comenta sobre essa terrível gafe! Sou arquiteta, presto alguns serviços para a Prefeitura de Londrina, minha cidade, e fico indignada com as planilhas que recebo! Parabéns pelo artigo.
Seria muito bom se acbassem com esse negocio de metro linear, e o mais interessante, é que a pessoa pra mostrar que é inteligente usa uma linguagem que muitas vezes nem tem tanta propriedade assim. Gostaria de parabenizar as pessoas que não compartilham desses pensamentos.
Olha,realmente lendo este artigo tenho que afirmar que o costumamos dizer é errado, mas mesmo assim não vejo motivo para tamanha preocupação quanto a de algumas pessoas que parecem ser intelectuais.
Nossa!!! Vcs não sabem como isso modificou a minha vida. Outro dia mesmo estava pensando: "Se eu não soubesse que "metro linear" é redundante, o que seria da humanidade."
Cada uma!!!!!!
Como tem gente sem noção e estúpido ao fazer certos cometários.
O que autor está explicando é somente uma forma de mal expressão da palavra. Sei que não vai mudar a vida de ninguém que já possui uma formação acadêmica, mas acredito que para aqueles que ainda estudam pode ser uma grande informação.
Eu gostaria que você e todos os que aqui comentaram, dessem uma lida no link abaixo, pois o seu artigo tende a finalizar uma questão polêmica, mas que está longe de ser resolvida.
"O Metro Linear, como medida padrão, é definido e reconhecido oficialmente, como unidade convencional para determinar o espaço ocupado pelos documentos nas estantes, no dimensionamento de arquivos para guarda e estocagem, tendo respaldo oficial mundial."
http://www.banasmetrologia.com.br/textos.asp?codigo=2542
estranho metro linear não ter importância nenhuma pois até caiu numa questão do enem.
Adorei sua posição diante do assunto, e faço questão de repassar. Parece que, assim como outras palavras da nossa língua, o metro "linear" só serve para nos "tirar da linha", principalmente os jovens quando fazem vestibular, ou mesmo o enem. Muitos não sabem sua definição e acabam errando a questão. Parabéns!
Boa explicação! Interessante que metros lineares, é cobrado em Concursos Públicos, mas ficou claro que deve ser tratado basicamente como metros... Obrigada pelo comentário, me ajudou muito no estudo.
o que é ser inteligente?E´ser soberbo,orgolhoso,presunçoso e arrogante.Ou é ser sábio?fazer parte de um todo e ajudar a todos com umildade,bom senço e equilibrio.Aprender, sempre é muito bom,ouvindo a todos, sem distinção de pessoas,cor,idade e classe.A esfera que vivemos é uma so´e envolve a todos,nascemos ,crecemos e morremos e tudo que é material fica ai.CONHECEREIS A VERDADE E VERDADE VOS LIBERTARA´.OBRIGADO.
Excelente a informação do autor. Ajudou a tirar uma dúvida momentânea. Quero acrescentar que, mesmo sendo um termo muito usado na Construção Civil em geral, reforço a idéia de que: "o ERRADO continuará sendo errado mesmo que TODOS o digam, e o CERTO continuará sendo certo mesmo que NINGUÉM o diga!"
Abraço a todos.
Muito bom! Fui eu procurar uma abreviatura para o emprego de "metro linear" e encontro opiniões esclarecedoras, tanto do autor quanto dos comentaristas que me antecedem. Eis o vício do pleonasmo!
Obrigado à todos!
Postar um comentário