domingo, 22 de novembro de 2009

Argamassa Colante AC1,2 ou 3??

O revestimento cimentício também pode ser assentado com argamassa colante, porém existem diferenças entre argamassas tipo AC1, AC2 e AC3 que vamos indicar o seu uso:




AC 1: Usado somente em cerâmicas para áreas internas e não sujeitas a umidade. Não indicado para cimentícios.
AC 2: Para pisos de dimensões até 50 cm podendo ser áreas internas ou externas,assentamento de piso sobre lajes,piscinas saunas. Para revestimento de fachadas de dimensões até 20 cm.
AC3: Assentar grandes formatos com dimensões acima de 50 cm , pisos internos ou externos, saunas, piscinas, lajes, agüenta temperaturas de até 60ºC. Para fachadas internas assentar de baixo para cima aguardando a secagem das fileiras inferiores (em certas situações será necessário escorar as placas até a aderência total). Para fachadas externas utilizar chumbadores metálicos (4pç/m²) colados no costado da peça e grampeados na estrutura do edifício. Pode ser usada no assentamento de pisos sobre piso.

Como os pisos cimentícios artesanais em peças de dimensões acima de 50 cm podem sofrer empenamentos, o assentamento com argamassa colante deverá ser feito com desempenadeira de dentes semicirculares com diâmetro de 10 ou 12 mm em dupla camada (aplicando no verso da peça e no contrapiso).
No máximo em até uma hora após o assentamento das placas, remova a argamassa colante das juntas entre as placas já preparando para o rejunte como também remova qualquer resíduo de argamassa sobre as placas com esponja limpa úmida ou pano de algodão branco.
Um toque: A utilização de argamassa fora da especificação pode causar aderência insuficiente gerando descolamentos.

Boas Obras.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails