segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Proteção de pisos cimentícios

Os pisos a base de cimento, por si só, tem absorção alta e necessitam de algum tipo de proteção para que não manche ou suje com facilidade. Vamos então dar algumas alternativas para proteger os pisos cimentícios.

Resinas: Existem as de base acrílica e as de base epóxi. A aplicação da resina de base epóxi é mais complicada devido ao fato de o piso ter de estar totalmente seco para ter aderência. A resina acrílica poliuretana alifática é a mais indicada por não “amarelar” muito, mudando assim a tonalidade do piso. Toda resina forma película e dá ao piso um aspecto visual com mais brilho que o piso original. É uma proteção de grande durabilidade e baixa manutenção.
Ceras: As ceras acrílicas são mais indicadas que as naturais por não “amarelar” e ter maior durabilidade e brilho. Necessitam de base seladora acrílica para ter maior eficácia e rendimento. Seu uso mais eficiente está em áreas internas com pisos polidos. Sua manutenção é mais intensa.
Fugantes: Existem hidrofugantes e óleofugantes. Os hidrofugantes são mais indicados para revestimentos verticais, os óleofugantes são mais indicados para pisos porque além de umidade, resistem mais a materiais impregnantes como óleos, gorduras, refrigerantes, vinhos e outros. Os fugantes agem diretamente nos poros das superfícies tratadas e não formam película, não alterando o aspecto visual do cimentício.

Nenhum sistema de proteção evita que o piso suje, apenas facilita a limpeza, portanto as manutenções periódicas não podem ser desprezadas.
Um sistema de proteção pode não ser compatível com o outro, no caso de mudança de sistema, o anterior deverá ser removido. No caso de uso simultâneo de dois sistemas, os fabricantes dos produtos deverão ser consultados.
Existem estudos e experimentos dos fabricantes de pisos cimentícios para a fabricação de um piso com baixa manutenção, pelo que tenho acompanhado, não demora muito para termos novidades no mercado.

Boas obras.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails