domingo, 30 de julho de 2017

Estória de uma História – Piso Terrazzo

O nome Terrazzo é muito comum nos Pisos Cimentícios e Marmorizados, é referência de piso, nome de empresa, nomenclatura de produto e também com variações como Granazzo, Palazzo e por aí vai...

A origem do nome, provém dos venezianos, que em meados do século XV, os trabalhadores da construção, para aproveitar as sobras de mármores das construções, espalhavam estes retalhos de mármore pavimentando os terraços de suas casas.

A palavra terraço deriva da palavra italiana “Terrazza” que por sua vez é derivada do latim “terraceus”(terra).

Na sua composição original, o piso Terrazzo era simplesmente constituído de uma base de argila em que o entulho e seixos de mármore eram aplicados.

Mais tarde estas pedras foram polidas para alcançar um pavimento mais confortável e finalmente os trabalhadores descobriram que o leite de cabra derramado, quando secava, deixava o aspecto do solo se assemelhando aos mosaicos de mármore, e então passaram a usar o leite de cabra como selante.

Atualmente, o mármore ainda permanece como agregado de referência na fabricação dos pisos, usando-se cimento estrutural comum ou branco como aglomerante, por vezes coloridos com pigmentos.

A Segato há 44 anos fabrica em grande escala os pisos marmorizados em vibroprensas italianas; produzidos em placas pré-moldadas, com uma enorme evolução em relação ao original, aplicados com sucesso nas obras mais modernas de shoppings centers, supermercados, lojas, hotéis, escolas, hospitais e etc.
   
Boas Obras!!!!


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails