domingo, 6 de agosto de 2017

Calçadas que Caminhamos – Ladrilho Hidráulico Copacabana

Um modelo de ladrilho hidráulico que vemos bastante em nossas calçadas é o Copacabana, que tem esse nome porque seu desenho montado em forma de ondas foi inspirado no mosaico português do calçadão de Copacabana no Rio de Janeiro.

Em Copacabana a calçada foi executada primeiramente em 1906, pelo prefeito Pereira Passos, com pedras e colocadores trazidos de Portugal; era estreita e as ondas estavam perpendiculares à praia, somente em 1970 a reforma deu ao calçadão o formato atual com as ondas paralelas ao mar.

O que talvez poucos saibam é que este desenho foi copiado da Praça do Rocio em Lisboa, onde as ondas representam o encontro do rio Tejo com o oceano Atlântico. Outra curiosidade desta praça é que tem a estátua de D. Pedro IV, por aqui D. Pedro I.


No ladrilho hidráulico a peça é estampada com duas parábolas preenchidas em preto com um fundo branco, assentando-se estas peças com uma fiada para um lado e outra para o lado oposto formamos as ondas de Copacabana.

Outros formatos de desenho, além das ondas, também podem ser feitos combinando estas peças de outra maneira.

A Segato produz um modelo de piso arquitetônico, também chamado de Copacabana; piso cimentício em placas com a estampa para formar as ondas de Copacabana em baixo relevo, muito bonito, produzido em várias cores nas dimensões 49 x 49 x 2,5 cm e 40 x 40 x 3 cm (vibroprensado)

A praia mais famosa do Brasil está espelhada em nossas calçadas.

Boas Obras!!!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails